sexta-feira, junho 23, 2006

Nuremberg - Colonia - Dortmund - Colonia




Acordei 6h em Nuremberg para iniciar a viagem em direcao a Dortumund, local do jogo Brasil e Japao. Coloco a camisa do Ronaldinho para comquistar simpatia, paciencia e tolerancia. Minha reserva de hotel e em Colonia entao terei de passar la primeiro. Pedi confirmacao ao Renato Henrique sobre a localizacao para evitar novos problemas. Tudo certo. Novas indicacoes aparentemente faceis de seguir. O Renato ainda falou que pelo mapa o hotel deveria de ficar ao lado da estacao central de Colonia mas que era mais seguro pegar um metro e dai sim, com certeza, o hotel ficaria ao lado. So 8 minutos de caminhada. Mole. Penso inclusive na possibilidade, ja que chegar no hotel e tao facil, de ir direto a Dortmund e so apos voltar. Desisto pelas ultimas experiencias de me perder.

8h30m no trem ate Frankfurt. 11h em Frankfur ate Main em 11m e novo trem ate Colonia. A viagem de Main ate Colonia e simplesmente linda. Seguimos o rio por longo tempo. Castelos mediavais nas encostas ao lado do rio. Barcos de turistas navegando. Colonia as 13h05m. Tudo perfeito.

Pego o metro indicado e, estranhamente, a estacao que devo descer nao e logo ao lado como pelas indicacoes do Renato, e sim uma viagem de mais de 20m. Desembarco no meio do nada. A estacao bem pequena. Na frente e so mato. Lado direito e esquerdo tambem. Atras a rodovia que nao tem transversal para lugar nenhum. Os que vieram no metro, sem excecao, se dirigiram para uma trilha no meio de uma plantacao de trigo que apos uns trezentos metros entrava, por que pareceia, uma floresta. Nenhuma indicacao de qualquer cidadezinha, casas ou o meu hotel. Tinha um ponto de onibus com algumas pessoas e me dirijo ao primeiro com o panfleto do hotel. Nao conhece nem hotel nem endereco. Sugere pegar um onibus ate um ponto de taxi. Alguem se oferece para ajudar. Esteve em ferias no Rio e Salvador. Mostro o panfleto e nada. Tambem sugere procurar um taxi. Sorte. Apareceu um taxi. Mostro o panfleto e ele conhece o local. Uns 4/5 km apos aparece uma cidadezinha que parece Pomerode. No meio dela o hotel. Legal. Bonito. Limpo. Deixo as malas e desco. Vou direto na senhora que me atendeu e intimo sobre a historia dos 8 minutos de caminhada. So os 4 km de taxi daria 1h. Ela banca e me indica o caminho. Desconfiado eu saio e sigo as indicacoes. 8 minutos apos estou na tal da estacao. O caminho e um atalho por uma trilha no meio das arvores apos a plantacao de trigo. 800 metro. Imagine alguem dar uma indicacao de hotel para um turista de outro lado do Atlantico que indique passar com malas por uma trilha, tipo a que temos por volta do campo do Palmerinhas, no Porto da Lagoa. Nos sabemos que e segura mas e o cara?

Superado isto vou para Dortmund. 2h de trem. A cidade ao lado da estacao ja com milhares de brasileiros pelas ruas. Vou direto para um bar inciar os trabalhos. 2 chopp (3,5 euros cada e mais 0,50 pelo copo de plastico duro). Com o segundo copo na mao vou me aventurar pela cidade. Ela totalmente tomada de turistas em um enorme calcadao. Muita gente mesmo. Muitas barracas de chopp. Sao 17h. Fico ali festando. Nao conheco ninguem e nao quero conversar com os brasileiros. Muitos tambem nao tem ingresso. A indicacao do telao ofical e longe mas nao pretendo sair de perto da estacao. As 20h acho um Pub com chopp em caneco de vidro por 3 euros e televisao. Estaciono ali. 21h inicia o jogo. Brasil em campo. Penso na viagem de volta. 2 h de trem, 20 minutos de metro, 8 minutos pelo mato a pe. Eu ja podre de bebado e teria ainda as 2 horas de jogo. Me levanto, ligo o piloto automatico e volto para o hotel. So sei do resultado hoje pela internet. Vou voltar a Dortmund no Brasil e Gana. Espero ficar para ver o jogo.