sexta-feira, junho 23, 2006

Meios de transportes pela Alemanha



As cidades que visitei sao todas muito planas. Entao eh comum o uso de bicicletas. Sao muitas espalhadas pela cidade. Nos metros tem carros especiais para elas. As cidades tem ciclovias pelas calcadas. Quem esta caminhando e atravessa a marca no chao corre o risco de ser atropelado. Nunca vi tambem juntas tantas pessoas de cadeiras de rodas provavelmente tendo em vista os enormes calcadoes de boa qualidade e a cidade plana. Sao cadeira de rodas de todos os tipo e modelos. Muitas motorizadas. Em Munique vi um cara subindo sozinho a escada rolante. Quando eu vi ele se dirigindo, sozinho e no pau, em direcao a escada rolante nao acreditei. As faixas brancas sao muito respeitadas e a maioria tem sinaleira. Os pedestre e ciclistas obdecem a sinaleira mesmo quando nao vem carro proximo.
Os taxi sao creme escuro (ou caramelo claro) e normalmente Mercedes Benz. Um luxo. Calculei, em Nuremberg, o custo a 1 euro por km.

Os metros se chamam bahn (bam). As linhas sao divididas em U-Bahn (urbanas e metropolitanas) e S-Bahn (suburbanas) que para mim e tudo a mesma coisa. Nao tem cobradores nem quem venda os tickts. So nas maquinas com moedas e cedulas. Ninguem entende aquilo. Ate os alemaes tem dificuldades e eh comum pedirem ajuda para as outras pessoas e comecam um debate que ninguem se entende. Tem fiscais que abordam e multam quem nao tem ticket mas eh raro e nao vi nenhum acontecimento deste tipo. Deve ser mais barato a nao contratacao de cobradores e vendedores e apelar para a honestidade do usuarios. Tipo nos shoping, nas areas de alimentacao, parecer correto e educado tirar os pratos na mesa, quando apenas estao assegurando que nao sejam contratados pessoas para este fim e o enrriquecimento os proprietarios. Alguns acreditam que com a demissao, ou nao contratacao, destes trabalhadores os servicos ficam mais barato. O capitalismo nao funciona assim. So aumenta o desemprego, nao fica mais barato para quem usa e deixa o proprietario mais rico.

Os trens entre cidades (intercity) sao confortaveis e com horarios a todo o momento. Nao eh preciso reservar nada. E so entrar e pagar, ai sim, quando o cobrador aparecer. Aceitam todos os cartoes de credito. Eu comprei de Florianopolis um cartao que me da direito a 5 dias de viajens. Posso fazer quantas precisar durante um mesmo dia. Foi o que fiz quando vim de Nuremberg ate Colonia, depois Colonia a Dortmund e voltei. So me custou uma unica viagem. A viagem de Nuremberg ate Colonia, que durou 4h30m custaria 67 euros.