sábado, junho 24, 2006

Comidas e bebidas




Os alemaes comem em qualquer lugar e a qualquer hora e de qualquer jeito. Eh na rua sentados nos bancos ou andando, no metro, pedalando. Sempre tem um deutsche (alemao ou alema) com um sanduiche na mao, uma fruta, uma sobremesa que tiram da bolsa, da mochila, do bolso enrrolados em guardanapos ou que acabaram de comprar. Isto em todas as classes, aparentemente. Entram nos trens e metros e logo tiram das malas um grande sanduiche, tipo aqueles que nossas maes nos obrigavam a levar para o recreio da escola de pao de forma com manteiga e linguica. Nos ficavamos envergonhados pois levar merenda para o recreio nao era moderno. Moderno era comprar banana recheada e coca cola. O cheiro traz fome e lembrancas.
As lanchonete tem expostos uma quantidade grande de sanduiches ja prontos. Sanduiches de todos os tipos. Com ovo, salame, alface, salmao cru, sardinha crua, hamburgues. De tudo. Umas salchichas enormes que ficam para fora do pao um palmo para cada lado que enchem de mostarda. Isto facilita bastante para quem nao conhece a lingua e pode se arranjar com estas comidas e bebidas explicitas. E so apontar. Estes sanduiches custam por volta de 4 euros (R$ 12,00 +/-) e uma media pura de cafe por volta de 7 euros (21,00). Um chopp de 3 a 5 euros. Na hora de escolher entre uma media e um chopp acaba prevalecendo o criterio da economia financeira. Agua mineral 2,50 euros.
Eu tenho evitado entrar em restaurante que nao tenham fotos das comidas e precos na entrada. Nas duas vezes que entrei uma pedi shop sue e ontem pedi pizza marguerita (de chines e italiano eu entendo). Tenho procurado nos cardapios expostos joelho de porco mas nao acho.
Ainda nao consegui pedir chopp em copo de vidro sem apontar para o copo do vizinho ao lado. Sempre que me arrisco peco fassbier (fasbia) e eles nao entendem o meu sotaque manezes e dizem: bier (bia)? eu concordo e trazem cerveja em copo de plastico duro nao descartavel. Agua tambem e outro rolo. Peco Wasser (vaser). Nao entendem. Peco agua entendem. Agua com gas nem pensar apesar de ontem uma senhora no metro perguntou: gas yes? concordei (yes) e consegui agua com gas pela primeira vez. De fome e de sede eu nao morro.