segunda-feira, junho 26, 2006

Sabado em Köhn



Köhn e uma cidade grande, bonita, simpatica, dividida pelo Rio Reno e tem a igreja maior, mais alta e mais bonita que conheco. Eh realmente mais impressionante quando se imagina a tecnica e o esforco necessarios na epoca de sua construcao. Ao lado da igreja, seguindo a margem do rio, uma concentracao de bares e restaurantes tambem sem igual. Sao pequenos restaurantes colados uns aos outros, com mesas nas ruas, onde se concentram as pessoas.
Eh sabado, muito sol (+/- 27 graus) e as ruas da cidade estao totalmente tomadas por turistas e alemaes que parecem que despertaram para a Copa apos a vitoria sobre o Equador. Todos com bandeiras e camisas e cantando. O jogo eh as 17h em Munique e sao apenas 10h e a movimentacao ja eh imensa.

Köhn eh a cidade que mais tempo vou ficar. Contribuiu para isto o fato do Brasil jogar em cidades proximas (Dortmund (2) e Frankfurt ) e a anunciada concentracao de brasileiros. Caso ficasse muito enrrolado ou entediado poderia me socorrer junto aos conterraneos. Ate o momento nao senti vontade ou necessidade. Tambem a concentracao de brasileiros e bem pequena. Sao muitos eh certo mas caminham em pequenos bandos. Barrulhentos. Muitos com instrumentos musicais que inauguraram recentemente e ficam cantando Ilarie e similares. Os grupos sao formados normalmente por uns 10 homens, todos com a camisa do Brasil, e uma mulher de pouca roupa e rebolando. Eh inacreditavel o que junta de gente para bater fotos, tentar dancar junto e filmar o evento farsesco-musico-erotico-cultural-tropical. A originalidade fica por conta de um caminhao de madeira de brinquedo grande com caixas de som e aparelho de DVD. Um mini trio eletrico. Uma otima ideia para o proximo carnaval se o caminhao do Osmaricas e Dondocas nao sair novamente.
Nao vi nenhum conhecido por aqui, ou nas outras cidades. O unico que reconheci foi o Ari, dito, Maravilha, irmao do Nazareno, este ultimo um emerito quebrador do 6. Como somos originarios de localidades do Estreito antagonicas, ele do Bairro de Fatima, eu do Balneario, figimos desconhecimento e nao nos cumprimentamos.

O dia vai ser longo e resolvo dar um passeio de barco pelo rio. 60 minutos. 6,80 euros. Retorno as 14h e a cidade esta mais cheia ainda. Procuro um lugar aberto com bebida para ver o jogo e nao acho. Estao todos tomados pelos proprios alemaes. Resolvo voltar ao hotel e voltar para a cidade so apos o jogo para a festa em caso de vitoria alema.
2 X 0 contra a Suecia. Quando retorno as 20h a cidade esta em plena ebulicao. Eh festa para todos os lados. Ja nao esta mais tao limpa. Ja tem muita garrafa quebrada pelo chao e homens michando no cantos. Milhares de pessoas festando na margem do rio, bebendo e cantando.

Vou para um Fan Fest, locais com teloes, bebida e toilette (outra palavra alema que conheco), bem ao lado da igreja, para ver o jogo de Argentina e Mexico. Antes do jogo tem a apresentacao musical dos "Legendarios do Brasil". Um grupo vocal com o Jairzinho Furacao, Marco Antonio e Brito e mais 3 que nao conheco, Altair, Jair Marinho e Roberto Lopes. A maior enrrolacao. Nao cantam nada. Tudo dublado. Jairzinho cantando "eu sou flamengo" o falso. Todos velhos mas saudaveis. Rostos redondos com as bochejas vermelhas. Coisinhas mais queridas.

Inicia o jogo e decido a minha torcida pelo Mexico que tem as cores do Palmerinhas contra o que tem as cores do "maldito". Chopp 2,50 euros mais 1,50 pelo copo plastico (restituivel). Comeco a analisar o ambiente. Vendedora de chopp bonitinha. Algumas possibilidades ao redor. Uma mexicana magrinha e feinha fica de olho em mim. Inicia o jogo. No setimo chopp constato que a vendedora ja esta ficando apaixonada. A mexicana continua de olho mas nao quero nada com ela. As outras possibilidades nao avancam. No intervalo, na volta do toilette, uma grupo de homens e mulheres jogam bola com uma caixinha de plastico. Me misturo e comeco a jogar tambem. Uma bola(?) de letra no meio das pernas de um e todos da roda:
- oooooooooooh. De admiracao. Simulo um elastico (outro farsante) e novamente:
- ooooooooh. Mais admiracao. Verifico melhor a roda e constato uma loira toda sorridente. Parto par cima, cheio de sorriso e amor para dar:
- germane?
- ya. - Toda sorridente.
- Mim Brasil - Todo indio.
- oooooohhh. - Muito mais sorrisos. Penso:Ta no papo.
Aproxima-se de nos um dos que estavam na roda. Ela apresenta.
-(sei la o que) Trinadad e Tobago. - Ele todo simpatico, um negro de uns 2,00 m de altura e 1,50 de largura, ja de maos dadas com a loira.Veio dar um "chega para la" sutil na ameaca tupiniquim.
Eu: - oooooooohhh. - E ja vou caindo fora procurar a mexicana que por aquelas horas ja estava bem mais bonitinha.