segunda-feira, julho 03, 2006

Ferias, culpa e stress


No regime feudal nenhum trabalho era executado pelos nobres mesmo os de mero gerenciamento. Toda a produção era de responsabilidade dos escravos, servos e meeiros. O trabalho era considerado um castigo, uma atividades sacrificante nao destinada aos da classe dominante. A estes eram destinados o exercicio militar, os das artes, ciências e o ócio. Com o advento da revolução capitalista o trabalho não só virou o maior dos orgulhos como uma obrigação e a falta de trabalho (desemprego) passoa a ser punida, inclusive, com cadeia. O ócio passou de orgulho para vergonha, crime e pecado.

De tempos em tempos a imprensa publica que o maior industrial do pais, o Erminio de Moraes, trabalha das 5 as 23h, sem descanso, sem faltas, sem ficar doente e sem tirar férias há não sei quantos anos. Um exemplo a ser seguido. A mensagem é clara: nada de faltar ao serviço mesmo quando precisa levar o filho ao médico ou esta com problemas na escola, nada de não ir trabalhar mesmo quando doente e com dores, nada de cobrar horas extras, nada de preservar o descanso remunerado e o coníivio com a familia e amigos e, principalmente, nada de férias.

Sao enormes os exemplo dos trabalhadores, especialmente os mais simples, que vão trabalhar doente, além do medo de perder o emprego, por causa da vergonha de não poder trabalhar. Vergonha não só dos chefes mas tambem dos colegas que, pensa ele, vão sofrer e trabalhar mais na sua ausência, como se fosse o responsavel por esta situação. Mesmo os mais esclarecidos e politizados não estão livres de tais atitudes, pensamentos e de sentimentos de culpa. Quando o trabalhador anuncia a sua aposentadoria logo completa com a informação de que vai continuar trabalhando mesmo quando financeiramente nao éh mais necessario. A aposentadoria deixa de ser uma conquistado merecido descanso e ócio depois de anos de trabalho para se transformar em motivo de vergonha. Afinal o pensamento dominante é o pensamento da classe dominante (K.M.).

Um ano, ou mais, de probelmas no trabalho, na familia, na politica, na vida e esta na hora de tirar férias. Férias para passar um mês, 30 longos e adoráveis dias, de descanso, repouso, relaxamento. O mais profundo ócio. Sera mesmo? Para começar o patrão que passou o ano inteiro afirmando que és quase uma figura decorativa no trabalho e que te mantem no emprego por favor, não por necessidade, milagrosamente transforma-te, instaneamente, em insubstituível. Teus colegas já te olham de lado te culpando pelo trabalho a mais que vai sobrar para eles. Cansado do trabalho agora tambem tens para carregar a vergonha e culpa de almejares férias. Quando finalmente consegues marca-las achas que os problemas estão superados. Se resolveres ficar na propria casa, vais ficar tentando fazer tudo o que nao conseguistes fazer durante todo o ano. Telhado vazando. O assoalho por trocar. Barulhinho no carro. Visita ao médico. Grama alta. O telefone não para com as questões do trabalho. A vida cotidiana não permite o relaxamento real. Estudos de sindicadores de trabalhadores alemães estimam em 17 dias o tempo mínimo necessário de repouso para iniciar a se desligar da rotina e dos problemas do trabalho.

Então resolves viajar e abandonar todos os problemas. Investes dinheiro e tempo para ir para longe da rotina e do stress. Viajas para longe onde o telefone não toca e nao podes consertar o carro ou reparar o telhado. Vais conhecer cidades, museus, pessoas, mares e rios, montanhas e planices. Tudo ótimo. E o descanso? Não vais dormir mais horas? Nao vais ler os livros que desejas? Beber, comer e frequentar os bares que almejas mesmo quando forem os mesmo? Não. Tu nao investistes tanto tempo e dinheiro, viajastes tanto para ficar ai dormindo ou sentado e bebendo no mesmo bar. Onde fica a produção? É, onde fica a produção de férias? Precisas mudar todo o dia a programação para conheceres coisas diferentes e experimentar coisas diferentes. Te levanta dai. Vai fazer alguma coisa útil. Afinal por onde tu andastes? quem conhecestes? quem vistes? que experiências novas vivenciastes? quem conhecestes? com quem transastes? investistes tanto dinheiro para ficar ai dormindo? descansando? Viajou tanto e gastou tanto dinheiro para ficar ai neste despresivel e vergonhoso ócio? Stress e culpa. Hoje é meu décimo-sétimo dias de férias. Amanhã eu abandono estas duas malas ruins.