sexta-feira, junho 30, 2006

Brauhaus Früh stüch



Nunca fui de beber sozinho. Sempre tive muita bebida em casa mas nao me lembro de algum dia ter aberto uma unica cerveja ou vinho para para beber sem companhia. Pode ser acompanhado ate de chato mas sozinho, nao. Para mim o ato de beber sempre foi uma atividade festiva e social. Nao, eu nao estava falando de ti. Tu nao es chato. Estou bebendo mais ou menos sozinho aqui na Alemanha ja ha doze dias. Digo mais ou menos porque estamos todos,, das diversas nacionalidades, festejando a Copa do Mundo. Estamos todos juntos e, no meu caso, tambem sozinho. Nao me fixei em nenhum bar e nem pretendia. Nao cutuca cara, ja falei que nao era contigo. Esta bem, desculpe. Agora bebe ai e nao apurrinha.
Ontem, indicado por uma amiga (Sabine, de Köhn) de uma amiga (Urda, de Blumenau), que nao chegamos a nos encontrar, eu fui conhecer o Brauhaus Früh stüch. Eu ja havia reparado nele. Eh onde tem a maior concentracao de alemaes antes e depois dos jogos. Fica bem no centro de Köhn, atras da Igreja, que eh uma regiao freqüentada por maioria de turistas de todas as partes do mundo em qualquer epoca nao so agora durante a Copa. Este bar eh diferente os alemaes sao maioria. Sabine, por e-mail, disse exatamente isto: que o bar fica em um local turistico mas eh frequentado majoritariamente pelos locais. Com mesas na calcada e por dentro um amplo salao e salas de todos os tamanhos. Ambiente bem agradavel.
Cheguei as 15h. de quinta-feira, dia 29. Lotado. Nenhuma mesa da rua vazia. Aguardei um pouco e consegui uma mesa. Nao eh possivel ver o Reno que fica a uns 150m mas eh a passagem de um numero grande de pessoas que se dirigem a ele ou a igreja e ficam desfilando para os frequentadores. Imediatamente pedi um chopp indicando o copo que restava na mesa ainda por limpar. Apareceram dois alemaes perguntando se as outras cadeiras estavam livres (free?). Respondi que sim (ya) pensando que levariam as cadeiras para as suas mesas. Nao. Sentaram do outro lado da mesa e ja pediram chopps tambem. Logo percebi que era comum e que ocorria em todas as mesas que o numero de frequentadores era menor do que de cadeiras. Vieram os chopps, brindamos e bebemos. No cardapio consta assim: Früh hölsch (direck vom Fass) 0,2 lts - 1,50 E. O chopp eh uma delicia. O copo de cristal bem fininho de 200ml. Ate a base eh fina. Nao estava gelado para os nossos padroes mas estava bem frio, quase gelado. Nao me incomodei com isto. O chopp dos alemaes eh diferente e mesmo quando esta quase quente eh bebivel e nao da ansia de vomito como a cerveja e o chopp brasileiros quentes.
A forma de controle do numero de chopps e simples e eficaz. Eh utilizado apenas uma bolacha e vao marcando com caneta hidrocor preta os chopps pedidos. Nos dos alemaes marcaram em uma unica bolacha. Os garcons ficam passando com uma especie de bandeja de aluminio com os copos de chopp oferecendo nas mesas e marcando nas bolachas. Perfeito. Li e reli o cardapio e nao encontrei a sugestao de prato que Sabine havia feito. Achei Hämchen (Eisbein) - 12,50E. Pedi. Veio o melhor eisbein que ja exprerimentei. Macio e saboroso. O repolho estava desmanchando, literalmente, uma pasta mole, salgado e, ao mesmo tempo, doce. Uma delicia. Nem toquei no pure.
Depois de 5 chopps os alemaes pediram a conta e sairam e foram substituidos por um casal do interior. Depois de algum tempo tentaram conversar comigo mas nao tem jeito de uma comunicao alem do basico com as minhas limitacoes linguisticas. Passa-se algumas informacoes e so. Sem nenhum papo cabeca de bar o que eh uma vantagem. Sai o casal e vem tres casais bem mais jovens. Ficam la bastante tempo e nao tentam conversar comigo. Uns tempos depois o garcom informa que nao estava mais marcando os meus chopps e que as minhas companhias estavam bancando. Agradeco, brindo, e peco outro. 21h30m comecaram a pedir schnapps. Pedi um tambem e virei. Eles pediram mais um para cada um e viraram. Comecou um concurso de vira-vira de schnapps entre nos. Perdi feio. O Früh agora eh o meu bar em Köhn e onde pretendo ir depois de ser o jogo hoje de Alemanha e Argentina no telao ao lado. Vou torcer pela Alemanha eh claro.