quinta-feira, julho 06, 2006

Finalmente Berlim



Finalmente Berlim. Berlim onde Marx estudou e Engels serviu o exercito, ambos alemaes, e a polonesa Rosa morou, lutou e foi assassinada. Palco de lutas memoraveis da classe trabalhadora. Tambem de muitos erros e traicoes, muitos impulsionados por Stalin, citando aqui apenas o de impedir que o Partido Comunista Alemao participasse em Frente Unica com a Social-Democracia Alema contra o nascente e ainda fragil movimento nazista. Esta foi uma das razoes, talvez a principal, que permitiu o crescimento do movimento, fortalecimento e posterior tomada do poder. O fim da historia todos conhecemos.
Para chegar aqui foram 6 jogos que eu dei tudo de si e fiz por merecer. Agora participar da final e depois a comemoracao em Paris. Nao foi facil chegar. Note-se que, neste caso, estou me referindo apenas ao o trajeto de Köhn/Berlim. Sai de Köhn as 8h para Munique para acompanhar Franca e Portugual. Ja tinha estado na cidade para assistir Brasil e Australia. Desembarquei as 13h e as 16 nao aguentava mais andar de tanto passear pela cidade naquele calor de mais de 30 graus. Nao percebi nem 20% de movimentacao de pessoas que tinha no jogo do Brasil e Austrailia. Felizmente encontrei um bar bem bonito em uma construcao antiga e bastante acolhedor e com um enorme telao. O Jogo vai comecar as 21 h e minha pretensao eh viajar as 1h40m para Berlim. No final do jogo penso em voltar para a praca onde normalmente se concentram os torcedores para ver a festa da Franca mas percebo, ao levantar, que eh melhor deixar a festa para Paris e antecipar o meu embarque. Consigo um para 23h58m. Previsao de chegada para 7h10m. As estacoes centrais das cidades sao denominadas Hauptbahnhof. Os livros que o Kiria me emprestaram falavam que em Berlim a estacao central era chamada de Zoo Gardem. Esperei passar esta estacao e nada. Resultado: fui para em Hamburgo uns 30o km alem. Sao duas as estacoes centrais de Berlim e o meu trem nao passou pela Zoo Guardem.
Köhn fica mais ou menos no meio da Alemanha no extremo oeste e Munique fica a leste bem ao sul. De Munique a Berlim e Hamburgo o trajeto compreende passar do sul para norte do pais pelo lado leste. Nao foi facil realmente. Retorno ate Berlim e procuro imediatamente ir ate o aeroporto remarcar e confirmar a passagem para Paris. O metro daqui eh uma loucura. Um quantidade de linhas enorme que nao se cruzam quase nunca. Para passar de uma linha para outra tem que usar onibus. Imaginem quantas vezes em me perdi. Tudo bem para quem errou ate de cidade. Os alemaes sao muito gentis. As vezes nao eh necessario nem pedir ajuda. Eles percebem a necessidade e perguntam se podem ajudar. Resolvido no aeroporto, onde falei frances com os funcionarios da Air France, nao tao gentis, e estou de volta ao centro de Berlim para passeios. So mais tarde vou procurar o endereco do hotel. Nao estou preocupado em achar eu ja conheco a cidade e como funciona o metro e os onibibus.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu e a minha filha Nicole, que tem apenas 10 anos, estamos adorando o seu glob, pois assim aprendamos um pouco sobre as cidades alemãs e a cultura deste povo, a Nicole é o oposto da Paula, uma menina estudiosa inteligente e super interessada no que está acontecendo com o nosso pais, principalmente futebol e politica, esta estudando no colegio de aplicação na 5ª série, estuda inglês, espanhol , musica e teatro, como a mãe dela português não o seu forte, mas dá um banho na matemática, adora tocar violão, já está conseguindo tirar música na flauta e no teclado, tem um gosto muito apurado para a música, é a artilheira do time de futubol do colégio, e quando vou para Floripa ou mesmo para as praiasdaqui, manda bem no surf, diz que a Paula é uma falsa evangélica, pois a igreja que ela vai só tem jogador do inter podre, e só quer saber de jogador, fala que irmã voltou para o século passado, onde as mulheres procuravam um casamento para seu meio do sobrevivência, pois ela diz que vai se dar muito bem profissionalmente e não dependera de homem para sustenta-la. Lembrei de uma coisa que veceum dia me falou, que por que você viaje qdo chega em Floripa não tem igual, concordo com você, pois estou aqui as 14 anos e não curto esta cidade, agora vai ficar mais dificil de ir embora, pois comecei a construir e lembrei muito da sua obra na época. Falo muito com a Rose e a Dorys e sinto um pouco de falta dos tempos das festas, mais chega um dia que se tem que fazer algumas opções na vida. Continue curtindo esta viaje, e nos informando de seus passos, não estas sózinho tem muita gente curtindo este seu glob.

beijos, apesar que você dizia que não gostava muito.

Rose

quinta-feira, julho 06, 2006 4:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home